quarta-feira, 11 de abril de 2012

"Profissão Repórter” é criticado por Anderson e outras personalidades do MMA


"Profissão Repórter” é criticado por Anderson e outras personalidades do MMA

  PVT
Foto: Marcelo Alonso
Edição do "Profissão Repórter" fez Anderson Silva parecer como um arrogante
Edição do "Profissão Repórter" fez Anderson Silva parecer como um arrogante
O programa “Profissão Repórter”, que foi ao ar na noite desta terça (10) na Rede Globo, foi mais uma importante prova do crescimento do MMA no país. A maior emissora do Brasil tem apoiado o esporte, com participações de lutadores em seus programas, exibição do UFC e do The Ultimate Fighter. Porém, segundo personalidades da luta, o programa desta terça errou.

No “Profissão Repórter”, a equipe de jornalistas comandada por Caco Barcellos acompanhou uma sessão de treinos de Anderson Silva na praia da Barra da Tijuca. O campeão dos médios do UFC deu uma curta entrevista para o jornalista do programa, que insistiu em fazer mais perguntas. Anderson se negou.

“Chega, eu tenho que ir embora, chega. Entre em contato com a Nine e só eles vão dizer o que dá para ser feito”, disse o Spider.

O jornalista então entrou em contato com a Nine, empresa que agencia a carreira do lutador e que pertence ao ex-jogador Ronaldo “Fenômeno”. Porém, a resposta foi que a agenda de Anderson estava cheia.

A edição do programa então mostrou um Anderson arrogante. A reportagem foi atrás de Fábio Noguchi, primeiro treinador do lendário lutador brasileiro, que visitou uma vez o ex-mestre após se tornar mundialmente famoso. Fábio se emocionou a lembrar o pupilo: “Quando ele deita na cama e dorme, sabe o quanto eu o ajudei”, disse, com a voz embargada.

A reportagem também mostrou a irmã, a esposa, e o pai de criação de Anderson, que falaram com o jornalista mesmo sem autorização prévia da Nine. Pelo Twitter, Anderson Silva se defendeu, e lamentou a edição.

“Fiquei muito triste com o que vi hoje. Não chegaria até aqui sendo arrogante, quem conhece minha história sabe do que estou falando. Você procura fazer tudo certo, se mantém focado no objetivo que é treinar, pois tem um grande desafio pela frente, e alguns preferem te ferir com golpes baixos e distorcidos. A cada dia eu aprendendo que não importa o quanto você bate e sim o quanto aguenta apanhar. É assim que se ganha”, disse Anderson. O site do “Profissão”, porém, postou a entrevista completa do campeão (veja abaixo).

O programa também editou uma declaração de Glover Teixeira, que havia dito que já morreram lutadores em processo de desidratação, mas no wrestling. Houve também perguntas polêmicas, como a feita para o lutador Raoni Barcellos: “Você sente prazer em dar porrada nos outros?”, questionou um repórter”.

Para assistir o programa e tirar suas próprias conclusões, clique aqui para ver a primeira parte, e aqui para ver a segunda. E neste link, a entrevista completa de Anderson ao “Profissão Repórter”.

Confira abaixo algumas da muitas opiniões postadas no Twitter por personalidades da luta, criticando e elogiando o programa:

Jair Lourenço (líder da Kimura Nova União e professor de lutadores como Ronny Markes, do UFC):

“Acho que a edição não foi boa para o Anderson, para o Glover e nem mesmo para o MMA!! Pelo menos eu não gostei da maior parte desse programa”

Paula Sack (repórter do UFC no Brasil)

“Muito legal o Profissão Repórter sobre MMA na Globo! Mostraram também a família do Anderson Silva e um pouco da casa do campeão em Curitiba”. Com o boom do MMA, faz parte do pacote: matérias positivas e preconceituosas, mas o que vale no fim são os fatos e argumentos. MMA na moda tudo vira "mimimi". Há pouco tempo o esporte não tinha espaço nenhum e agora, na Globo, todos estão super críticos"


“Esqueçam o programa de ontem, como o da Record. Daqui a pouco ninguém lembra, o MMA é maior que isso! Ninguém mais para esse
esporte! Pessoas mudam a vida por causa do MMA. O esporte é capaz de salvar vidas e até parar uma guerra! Vamos continuar na luta e seguir em frente!”

Miltinho Vieira (agora no UFC)

“Perguntas estranhas, mas Raoni e outros tiraram de letra. Galera representou"

Ana Hissa (editora do Sensei Sportv)

“Acho que o "não" da assessoria fez com que o Anderson fosse pintado de uma forma muito mais negativa que a realidade. E o MMA não precisa disso agora. Mas de uma forma geral achei legal. Eu ainda ficaria muito mais feliz com um Globo Repórter sério sobre o esporte”

Luciano Andrade (comentarista do canal Combate)

“Dependendo de quem respondesse, e como respondesse, as tais perguntas "ruins" teriam dado ensejo a boas desmistificações”

André Benkei (treinador conhecido como “Mago da Balança” no MMA)

“O que é violência: acertar os golpes no MMA segundo as regras, ou atingir o colega covardemente no futebol em quase 100% dos jogos atuais?”

Glover Teixeira (lutador do UFC, explicando a declaração de que lutadores morreram perdendo peso)

Pô, os caras cortaram ali eu explicando a situação, depois falei que era do wrestling mas eles cortaram”

Nenhum comentário:

Postar um comentário