quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

COI indica saída da Luta Olímpica dos Jogos Olímpicos em 2020; CBLA reage com surpresa


COI indica saída da Luta Olímpica dos Jogos Olímpicos em 2020; CBLA reage com surpresa

Esporte mais antigo da era moderna e presente em praticamente todas edições dos Jogos Olímpicos, exceto em 1900, a Luta Olímpica corre o risco de ficar fora dos Jogos Olímpicos em 2020.
A informação divulgada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) pegou a comunidade internacional da modalidade de surpresa nesta terça (12) e gerou uma enxurrada de comentários nas redes sociais. A cada post os tópicos #keepolympicwrestling (Mantenham a Luta Olímpica), #savewrestling2020 (Salve a Luta Olímpica em 2020) ou #oldestsportintheworld (Esporte mais antigo do mundo) eram mencionados, colocando a Luta Olímpica entre os assuntos mais comentados no Twitter.
Tri-campeã Pan-americana, a atleta Laís Nunes postou sua indignação pela rede social. “Triste com a notícia sobre a suposta retirada da Luta Olímpica dos Jogos de 2020. Vamos esperar para ver, enquanto isso trabalhar duro”.
A FILA (Federação Internacional de Lutas Associadas), através do seu comitê executivo, divulgou uma nota oficial se dizendo espantada com a notícia e que fará de tudo para manter a Luta no programa dos Jogos Olímpicos, alegando sempre cumprir todas as exigências do COI e ainda estar presente em 180 países, sendo uma modalidade universal.
Não diferente à FILA, a CBLA (Confederação Brasileira de Lutas Associadas) expressou a sua opinião através do ex- atleta e Superintendente da Confederação, Roberto Leitão.
“Fomos pegos de surpresa com a notícia e acreditamos que isso não vá a frente. O lobby internacional da Luta é muito forte, tendo Rússia e ex-países da URSS, EUA e Japão como seus principais defensores. Agora é aguardar a decisão em setembro na Argentina e manter todos projetos e planejamento visando 2016. Nada atrapalhará nossa participação nos Jogos do Rio”, disse Leitão direto de Sofia, Bulgária, onde o Brasil participa de um campo de treinamento e disputa no próximo final de semana o tradicional Torneio Dan Kolov & Nikola Petrov.
A exclusão de modalidades é um procedimento comum realizado pelo COI, que de tempos em tempos analisa a saída e entrada de modalidades no programa das Olimpíadas, levando em conta critérios como: popularidade, venda de ingressos, países participantes, entre outros.
A Luta Olímpica não era considerada ameaçada, já que está em terceiro em número de medalhas em jogo nas Olimpíadas com 72 no total, ficando atrás somente de atletismo com 141 e natação com 102.
Decisão ainda não definida, a Luta Olímpica terá a chance de se manter no programa disputando a vaga com outras sete modalidades: Caratê, Squash, Patinação artística, escalada, Wakeboard, Wushu e Beisebol/Softbol.
A decisão final sairá em assembleia do COI no mês de setembro na Argentina, junto à escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2020.
Istambul, Madri e Tóquio estão na disputa, ressaltando que tanto Turquia quanto Japão tem na Luta Olímpica um de seus principais esportes, o que pode ajudar na permanência da Luta no programa dos Jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário