segunda-feira, 28 de maio de 2012


UFC 146: Cigano domina Frank Mir e segue com o cinturão dos pesados

  Leonardo Fabri

 
O UFC 146, que aconteceu neste sábado, em Las Vegas, ficou marcado na história das artes marciais, não só por possui um card principal repleto de pesos pesados, mas também pelo alto nível técnico de suas lutas. Infelizmente o Brasil sofreu três derrotas no evento, entretanto, conseguiu a vitória no combate mais importante, com Junior Cigano mantendo o cinturão de sua categoria. Destaque também para o gordinho casca grossa Roy Nelson, que voltou a mostrar a força que possui nas mãos.

Estratégia de cansar Mir funciona e Cigano vence sem dificuldades

Junior Cigano entrou no octógono mais famoso do mundo para defender pela primeira vez o cinturão dos pesos pesados do UFC, contra Frank Mir, que vinha de vitórias convincentes, incluindo uma finalização no mentor do campeão, Rodrigo Minotauro.

A luta começou com Junior Cigano mostrando muita tranquilidade e calma. Frank Mir logo tentou derrubar o campeão, mas Cigano mostrou seu bom jogo de defesa de quedas e se manteve em pé. A partir daí, foi dominando o centro do cage com seu boxe de altíssimo nível, com socos na linha de cintura. No fim do primeiro round, Cigano mandou uma chuva de socos em Frank Mir, que sentiu, mas graças ao fim dos primeiros cinco minutos, conseguiu se manter na luta.

O segundo round começou da mesma forma que o primeiro, com Junior Cigano mostrando muita frieza e inteligência. Usando a estratégia de cansar o adversário, o atleta da Champion ficou desferindo jabs na linha de cintura de Mir. Já magoado com a série de golpes sofridos, Frank Mir tomou um soco na boca, que fez com que ele caísse. A partir daí, Cigano ainda deu uns socos e saiu para que aluta voltasse em pé, mas Mir não conseguiu se levantar. Antes de o árbitro interromper, Cigano ainda deu uma popular "moca" em Frank Mir.

Foi a décima quarta vitória de Junior Cigano em sua carreira de quinze lutas. Frank Mir acumulou a sua sexta derrota, e possui um total de vinte e duas lutas.

Após o combate, ainda no cage, Cigano comemorou a vitória, e assim como cansou de dizer antes das lutas, negou qualquer sentimento de vingança pela luta de Mir contra Minotauro, seu mentor. "Rodrigo [Minotauro] é um grande lutador, Frank Mir é um grande lutador, o que aconteceu ficou entre eles. Claro que respeito muito o meu mentor, mas eu vim aqui para defender o meu cinturão, e foi isso que eu consegui", disse o campeão, que ainda mandou um abraço para o Brasil.

Em luta sangrenta, Cain Velásquez supera Pezão

Cain Velásquez entrou no octógono para retomar o caminho da vitória, já que vinha de derrota para Junior Cigano. Nos primeiros segundos de combate, Pezão calculou mal um chute e foi derrubado facilmente pelo ex-campeão. Bastante confortável no chão, Velásquez acertou uma brutal cotovelada em Antônio Pezão, que fez com que abrisse um corte acima do olho do brasileiro. A ferida ocasionou um sangramento abundante, que atrapalhou a visão de Pezão. O árbitro até chegou a interromper o combate para limpar o sangue do lutador, mas quando os dois voltaram para a ação, o melado voltou a descer. Sem saber de onde vinham os golpes, Pezão ficou sem defesa e o árbitro interrompeu a luta.

Foi a décima vitória de Cain Velásquez na carreira, a nona por nocaute, mesmo que técnico. Já Antônio Pezão, que fazia sua estreia no Ultimate, sofreu a sua segunda derrota seguida, pois vinha de um nocaute sofrido para Daniel Cormier quando lutava no Strikeforce.

Após a luta, Cain Velásquez comemorou, mas disse estar tranquilo em relação a uma nova luta por cinturão. "Estou muito contente, o Pezão é um grande lutador, é muito duro. Não sei quando vou ter a oportunidade de lutar pelo cinturão, isso é o UFC que vai decidir. Mas estou pronto".

Roy Nelson "by pedrada"

Um pouco mais leve, com a famosa barriga menor, mas com a força na mão de sempre. Esse foi Roy Nelson na luta contra Dave Herman. Com alguns golpes trocados entre si, os lutadores pareciam que iam fazer uma luta equilibrada, porém, na primeira piscada de Herman, Nelson acertou seu famoso suingue no queixo do adversário, o fazendo cair inconsciente. Big Country chegou ainda a dar mais um golpe, até ser interrompido pelo árbitro.

Roy Nelson chegou a sua décima sexta vitória na carreira e se recuperou da derrota que sofreu para o brasileiro Fabrício Werdum em seu último combate. Já Dave Herman, acumulou a segunda derrota seguida, a terceira na carreira, que ainda possui vinte e uma vitórias.

Com short a lá Cro Cop, Stipe Miocic vence Del Rosário

Com um short que fazia lembrar seu compatriota Mirko Cro Cop, Stipe Miocic começou tomando uns chutes baixos de Shane Del Rosário, mas logo tomou conta do combate, porém não conseguiu tomar proveito de seus bons momentos no primeiro round.

No segundo round, Stipe Miocic veio para decidir na força bruta, e na primeira oportunidade que teve, conseguiu colocar Shane Del Rosário para o solo. Trabalhando bem o ground and pound, o croata desferiu fortíssimas marteladas e cotoveladas no rosto de Rosário, abrindo um hematoma na testa deste, que ficou sem defesa, fazendo com que o árbitro terminasse a luta e declarasse Stipe Miocic vencedor por nocaute técnico. 

Com a vitória, Stip Miocic permanece invicto, com nove vitórias em nove lutas. Já Shane Del Rosário conheceu sua primeira derrota na carreira de MMA, que possui onze vitórias.

Gigante holandês finaliza de forma rápida

A luta começou com Lavar Johnson tomando a iniciativa e levando Stefan Struve para grade. Apesar disso, o holandês foi corajoso e chamou Johnson para guarda, e em um movimento bastante técnico, mostrou sua habilidade no Jiu-Jitsu e pegou o braço do adversário, que não aguentou a pressão e bateu.

Foi a terceira vitória seguida de Stefan Struve, que chegou a décima sexta finalização na carreira de 29 lutas. Lavar Johson havia lutado, e vencido, no último dia 5, quando encarou Pat Barry, e a derrota deste sábado, acumulou o terceiro resultado positivo nas últimas cinco lutas.

Glover estreia com pé direito; Ceará e Edson Jr. são derrotados

No card preliminar, Glover Teixeira estreou com o pé direito e conseguiu finalizar Kyle Kingsbury ainda no primeiro round. Entretanto, Edson Barboza sofreu sua primeira derrota na carreira, para Jamie Varner; E o atual campeão do The Ultimate Fighter, Diego Brandão, foi superado por Darren Elkins. Para conferir os detalhes do card preliminar, clique aqui.

Confira abaixo os resultados do evento:

UFC 146
Las Vegas, Estados Unidos
Sábado, 26 de maio de 2012

Card principal:

Junior Cigano derrotou Frank Mir por nocaute técnico no 2R;
Cain Velasquez derrotou Antônio Pezão por nocaute técnico no 1R;
Roy Nelson nocauteou Dave Herman no 1R;
Stipe Miocic derrotou Shane Del Rosario por nocaute técnico no 2R;
Stefan Struve finalizou Lavar Jonhson com um armlock no 1R;

Card preliminar:

Darren Elkins venceu Diego “Ceará” Brandão por decisão unânime;
Jamie Varner venceu Edson Barboza Júnior por nocaute técnico no 1R;
C.B. Dollaway venceu Jason Miller por decisão unânime;
Dan Hardy venceu Duane Ludwig por nocaute no 1R;
Paul Sass finalizou Jacob Volkmann com triângulo combinado com chave de braço no 1R;
Glover Teixeira finalizou Kyle Kingsbury com katagatame no 1R
Mike Brown venceu Daniel Pineda por decisão unânime;
Stefan Struve finalizou Lavar Johnson com um armlock no 1R;

Nenhum comentário:

Postar um comentário