LUTA OLÍMPICA INTEGRADA AO CENTRO DE TREINAMENTO DE ALTO RENDIMENTO DA AMAZÔNIA, UMA INICIATIVA DO GOVERNO DO AMAZONAS
Luta Olímpica
Modalidade de maior destaque para o Estado na temporada 2012, a luta olímpica comemora logo no começo deste ano a integração ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA). O programa de excelência esportiva é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, que oferece passagens aéreas, suporte técnico, médico e odontológico, refeições, além de alojamento para cerca de 100 atletas de ponta.
Desde a última segunda-feira, 7 de janeiro, 10 atletas de luta olímpica começaram os treinamentos para as competições deste ano. A entrada da modalidade nas instalações da Vila Olímpica de Manaus conta também com a parceria do Centro Universitário Nilton Lins, que oferece bolsas de estudo gratuitamente aos principais atletas do Estado.
Para o técnico Waldeci Silva, a entrada da luta olímpica no programa CTARA fortalece o projeto do Governo do Estado de colocar amazonenses na delegação que vai representar o País nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
“A partir de agora, nossos atletas de luta olímpica terão mais chances de conquistar bons resultados nas principais competições nacionais e internacionais. A carga de treinamentos vai aumentar graças a essa parceria entre Governo do Amazonas, Sejel, CTARA e Nilton Lins”, destaca Waldeci Silva.
EM DOIS PERÍODOS
Antes de entrar no CTARA, a seleção amazonense de luta olímpica treinava apenas no período da tarde no Centro de Lutas da Nilton Lins. Agora, com os principais atletas morando na Vila Olímpica, o treinador comanda os trabalhos físicos e técnicos em dois períodos.
EM CRESCIMENTO
Ano passado, a luta olímpica colocou o Amazonas em evidência no cenário nacional e internacional. No mês de setembro, por exemplo, o Estado conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na etapa infantil das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG). Na mesma competição, o grupo liderado por Waldeci Silva conquistou o título por equipes, desbancando o favoritismo do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em novembro, cinco atletas do Estado brilharam no Torneio Argentino de Luta Olímpica, realizado em Buenos Aires. Foram quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
ATLETAS NA SELEÇÃO BRASILEIRA
Entre todos os esportes no programa dos Jogos Rio 2016, a luta olímpica é a única modalidade em que o Amazonas apresenta atualmente três atletas na seleção brasileira: Waldeci Silva, Rodrigo Falabella e Lucas Machado.FONTE: SEJEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário