sábado, 12 de janeiro de 2013

LUTA OLÍMPICA INTEGRADA AO CENTRO DE TREINAMENTO DE ALTO RENDIMENTO DA AMAZÔNIA, UMA INICIATIVA DO GOVERNO DO AMAZONAS


LUTA OLÍMPICA INTEGRADA AO CENTRO DE TREINAMENTO DE ALTO RENDIMENTO DA AMAZÔNIA, UMA INICIATIVA DO GOVERNO DO AMAZONAS

Luta Olímpica
LUTA OLÍMPICA NO CTARA - WALDECI SILVA X RODRIGO FALABELLA - by Michael Dantas 1 - Cópia
Modalidade de maior destaque para o Estado na temporada 2012, a luta olímpica comemora logo no começo deste ano a integração ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA). O programa de excelência esportiva é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, que oferece passagens aéreas, suporte técnico, médico e odontológico, refeições, além de alojamento para cerca de 100 atletas de ponta.
Desde a última segunda-feira, 7 de janeiro, 10 atletas de luta olímpica começaram os treinamentos para as competições deste ano. A entrada da modalidade nas instalações da Vila Olímpica de Manaus conta também com a parceria do Centro Universitário Nilton Lins, que oferece bolsas de estudo gratuitamente aos principais atletas do Estado.
Para o técnico Waldeci Silva, a entrada da luta olímpica no programa CTARA fortalece o projeto do Governo do Estado de colocar amazonenses na delegação que vai representar o País nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
“A partir de agora, nossos atletas de luta olímpica terão mais chances de conquistar bons resultados nas principais competições nacionais e internacionais. A carga de treinamentos vai aumentar graças a essa parceria entre Governo do Amazonas, Sejel, CTARA e Nilton Lins”, destaca Waldeci Silva.
EM DOIS PERÍODOS
Antes de entrar no CTARA, a seleção amazonense de luta olímpica treinava apenas no período da tarde no Centro de Lutas da Nilton Lins. Agora, com os principais atletas morando na Vila Olímpica, o treinador comanda os trabalhos físicos e técnicos em dois períodos.
EM CRESCIMENTO
Ano passado, a luta olímpica colocou o Amazonas em evidência no cenário nacional e internacional. No mês de setembro, por exemplo, o Estado conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na etapa infantil das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG). Na mesma competição, o grupo liderado por Waldeci Silva conquistou o título por equipes, desbancando o favoritismo do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em novembro, cinco atletas do Estado brilharam no Torneio Argentino de Luta Olímpica, realizado em Buenos Aires. Foram quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
ATLETAS NA SELEÇÃO BRASILEIRA
Entre todos os esportes no programa dos Jogos Rio 2016, a luta olímpica é a única modalidade em que o Amazonas apresenta atualmente três atletas na seleção brasileira: Waldeci Silva, Rodrigo Falabella e Lucas Machado.FONTE: SEJEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário