domingo, 11 de dezembro de 2011

Campeão Jones apaga Lyoto, Minota é finalizado e Minotouro salva noite brasuca



Campeão Jones apaga Lyoto, Minota é finalizado e Minotouro salva noite brasuca

  Alan Oliveira


Foto: Divulgação/UFC
Jones e o cinturão conquistado após apagar Lyoto Machida no UFC 140
Jones e o cinturão conquistado após apagar Lyoto Machida no UFC 140

O UFC 140, em Toronto, Canadá, tinha tudo para ser histórico para os brasileiros. Até foi para Rogério Minotouro, que venceu um dos grandes nomes do UFC, Tito Ortiz. Já para Rodrigo Minotauro e Lyoto Machida também foi histórico, mas negativamente. Minotauro acabou finalizado por Frank Mir, após ter a luta nas mãos, e saiu com o braço deslocado. E Lyoto Machida foi apagado em pé numa justa guilhotina aplicada por aquele que, ao lado de Anderson Silva, é um dos homens a serem batidos no MMA mundial: o campeão dos meio-pesados Jon Jones. O card principal também teve o coreano Chan Sung Jung igualando o recorde de vitória mais rápida da história do UFC.

Jon Jones coloca Lyoto para dormir e segue imbatível na 93kg

Sabe o que os gringos sentem quando vêem Anderson Silva varrendo a categoria dos médios? O mesmo que agora sentimos com Jon “Bones” Jones varrendo a categoria meio-pesados. O americano pegou o segundo brasileiro na série de 6 vitórias que deram a ele o cinturão do UFC. E Lyoto Machida era apontado por muitos como o homem com o jogo perfeito para bater o campeão, trazendo para o Brasil o 4º cinturão do Ultimate. Só esqueceram de combinar com o “Bones”.

Lyoto começou no seu estilo, esquivo, e nem mesmo Jones com sua envergadura gigantesca foi capaz de “achá-lo”. Pelo contrário, foi Lyoto quem acertou alguns golpes no 1º round. Jones teria que voltar para o 2º assalto mais atento com os famosos contragolpes do brasileiro.





Porém, a empolgação da torcida brasileira não durou muito. Após ficaram clinchados na grade, Jones quedou Lyoto, e bastou acertar uma das suas afiadas cotoveladas para abrir um grande corte na testa do brasileiro. A luta foi parada, Lyoto foi liberado para voltar a lutar. Já sem a confiança de antes, foi atingido no queixo, caindo aos pés do americano. Jones encaixou uma guilhotina invertida e, com Lyoto em pé na grade, o pôs para dormir, fazendo um dos mais duros lutadores do MMA atual parecer uma criança.

Jones, então, mantém o cinturão em volta da cintura, e a dúvida no ar: alguém pode vencer o “Anderson Silva da 93kg”?

Rodrigo Minotauro teve vitória nas mãos, mas terminou finalizado surpreendentemente



Rodrigo Minotauro vinha embalado pela vitória épica sobre Brendan Schaub no UFC 134, o UFC Rio, após 1 ano e meio parado se recuperando de três cirurgias. O ex-campeão do PRIDE encarou, com sede de vingança, o ex-campeão dos pesados Frank Mir. Era a chance de Minota consolidar sua recuperação, colocando-se de volta entre os maiores nomes na catergoria.





E a luta começou bem para o brasileiro. Após trocarem alguns golpes, Minotauro tenta a queda, e ambos ficam no clinch por alguns segundos. Ao se separarem, Minota acertou bela direita no americano, levando-o a knock down. Minotauro partiu para cima para terminar o combate, atingiu bons socos, mas fez uma escolha errada e, talvez por instinto, tentou a finalização em vez de continuar batendo no já grogue adversário.










Foi então que Frank Mir mostrou porque é um dos maiores representantes do jiu-jitsu no MMA, há muito tempo. Defendeu-se dos golpes e atacou com uma kimura o braço de Minota, que rolou para evitar a finalização, caindo por cima. O forte Frank Mir girou rapidamente, ficando por cima novamente e torcendo o braço do brasileiro, que acabou saindo do lugar. Resta a Minota mostrar mais uma vez o espírito guerreiro pelo qual é conhecido, e recuperar-se do duro revés.

“Fui o primeiro homem a nocautear Minotauro. Agora sou o primeiro a finalizá-lo”, vibra o carrasco de Rodrigo.

Rogério Minotouro não dá chance para a lenda Tito Ortiz

Rogério “Minotouro” Nogueira tinha um duro desafio: encarar o ex-campeão dos meio-pesados do UFC e um dos grandes nomes da história do evento, Tito Ortiz. Ambos vinham de derrota e buscavam recuperação. E se Minotouro precisava de uma importante vitória para se consolidar no Ultimate, ela veio neste UFC 140.



Tito Ortiz começou agressivo, como em suas últimas lutas, trocando socos com Minotouro, . O brasileiro aceitou a luta em pé, e naquele momento qualquer um poderia cair. Tito não quis arriscar mais na trocação e tentou por para baixo. Minotouro mostrou novamente boa defesa de quedas, e saiu do clinch acertando cotoveladas e obrigando 






Tito a se proteger na grade. Rogério iniciou então uma blitz, acertando vários socos, mas acabou derrubando Tito com uma joelhada na costela. O americano caiu acusando o golpe, Minotouro percebeu e atingiu alguns socos no rosto, mas mirou na costela magoada. Ortiz já não evitava se defendia, e o árbitro Yves Lavigne interrompeu a luta que fez Rogério Minotouro subir alguns degraus na categoria meio-pesado do UFC.

“Zumbi coreano” iguala recorde de vitória mais rápida do UFC; Brian Ebersole vence em luta morna

Quem piscou, perdeu. Tão logo o árbitro Herb Dean autorizou o início da luta, o canadense Mark Hominick foi para cima de Chan Sung Jung, mas levou um direto de direita como contra-ataque, indo ao chão. O “Zumbi coreano” atingiu alguns socos até a interrupção do árbitro, em prematuros 7 segundos de luta. O coreano igualou a marca de Todd Duffee, que também levou 7 segundos para nocautear Tim Hague no UFC 102, em 2009.
Em luta morna, Brian Ebersole venceu Claude Patrick, em decisão vaiada pela torcida, que discordou da decisão dos juízes.

Premiações da noite

Chan Sung Jung venceu o prêmio da "Nocaute da noite", pelo recorde igualado com o nocaute relâmpago de 7 segundos sobre Mark Hominick. Frank Mir levou o bônus de "Finalização da noite" após tirar o braço de Minotauro do lugar, para tristeza brasileira. E Lyoto Machida e Jon Jones levaram o prêmio de "Luta da noite". 

UFC 140
Toronto, Canadá
10 de dezembro de 2011

Card principal

Cinturão dos meio-pesados: Jon Jones finalizou Lyoto Machida com uma guilhotina invertida aos 4:26min do 2º round
Frank Mir finalizou Rodrigo “Minotauro” Nogueira com uma kimura aos 3:38min do 1º round
Rogério “Minotouro” Nogueira venceu Tito Ortiz por nocaute técnico aos 3:11min do 1º round
Brian Ebersole vence Claude Patrick por decisão dividida
Chan Sung Jung venceu Mark Hominick por nocaute técnico aos 7 segundos do 1º round

Card preliminar

Igor Pokrajac venceu Krzysztof Soszynski por nocaute aos 35s do 1º round
Constantinos Philippou venceu Jared Hamman por nocaute técnico aos 3:11min do 1º round
Dennis Hallman finalizou John Makdessi com um mata-leão aos 3:58min do 1º round
Yves Jabouin venceu Walel Watson por decisão dividida
Mark Bocek venceu Nik Lentz por decisão unânime
Jake Hecht venceu Rich Attonito por nocaute técnico a 1:10min do 2º roumd
John Cholish venceu Mitch Clarke por nocaute técnico aos 4:36min do 2º round
FONTE: PVT

Nenhum comentário:

Postar um comentário