Comunidade da luta prestigia lançamento da Exposição de Fotos de MMA no RJ
PVT
*Fotos: Alan Oliveira, Gleidson Venga e Valmir Silva/MMA Sul
Foi realizado na noite desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o Coquetel de lançamento da exposição “20 anos de luta: do Vale Tudo ao MMA”. O evento é uma iniciativa dos fotojornalistas Marcelo Alonso e Susumu Nagao, que trabalham com o esporte desde 1992 e que decidiram mostrar a história do MMA em imagens.
Nem mesmo a chuva que caiu na capital fluminense e os longos engarrafamentos para chegar à zona sul carioca impediram que o lançamento fosse um sucesso.
“O Nagao e eu começamos a trabalhar com lutas no mesmo ano, em 1992, e juntos registramos grandes momentos do esporte. O Nagao esteve nas 40 primeiras edições do UFC e em todas do Pride, ou seja, acompanhou bem de perto as histórias do Royce e do Rickson Gracie, do Marco Ruas, do Minotauro, do Wanderlei, Shogun, etc. Enquanto isso, aqui no Brasil, eu via o surgimento de atletas que se tornaram grandes lutadores, como o Anderson, Wanderlei e Minotauro, Cigano, entre tantos outros”, explicou Alonso, “Com isso, nada melhor do que aproveitar esse grande momento do esporte e mostrar ao público um pouco da história do MMA. São imagens históricas registradas ao longo destes 20 anos, e que agora todos poderão ver bem de perto”.
O coquetel reuniu grande parte da comunidade da luta. Lutadores como Fabricio Werdum, Ronaldo Jacaré, Paulo Thiago e Antonio Pezão, se uniram a empresários como Wallid Ismail, Amaury Bitetti, Helios Moyano, Bebeo Duarte e Jorge Guimarães, treinadores e ídolos do passado como os mestres João Alberto Barreto, João Ricardo, Roberto Leitão e Sylvio Behring, entre outros, para prestigiar o lançamento da aguardada exposição. Presenças ainda como as de Dona Jovita (mãe Vitor Belfort), dona Marli (Esposa do falecido Mestre Carlson Gracie) e dona Marlene (esposa do saudoso mestre Paquetá) também marcaram a noite.
“Eu estou muito emocionada, porque o Marcelo começou praticamente junto com o Vitor. Ele viveu toda a loucura do primeiro UFC do Vitor e fizemos uma amizade que dura até hoje”, disse dona Jovita, “Ele conheceu toda a história do Vitor, e o Marcelo quando fala é autoridade. Fico feliz porque ele tem imagens do Vitor e do Carlson que ninguém tem. Foi uma época ótima. É a nossa história!”.
Astro do UFC, o peso pesado Antônio Pezão vibrou com as imagens e com a iniciativa da exposição.
“Foi uma iniciativa muito boa. O Marcelo é um grande profissional dessa área e mostrou toda a evolução do esporte”, disse, “O reconhecimento do público com o nosso trabalho está cada vez maior, e isso é fruto do trabalho que plantamos há muito tempo. Com certeza, o Marcelo e o Susumu Nagao foram peças fundamentais nesse desenvolvimento do esporte”.
Wallid Ismail, que teve sua carreira registrada como lutador e empresário, elogiou o momento que o esporte vive e se impressionou com o movimento causado pela exposição no Shopping Rio Sul.
“Essa galera toda que veio aqui construiu o esporte. Fico feliz pelo Marcelo Alonso, que é um grande amigo, e está aí arrebentando e merece tudo de bom. E está mostrando também a explosão do esporte, que não para de crescer e vai se tornar o número um do mundo”, vibrou Wallid, “Foi muito legal ver essa galera toda, pude rever velhos amigos, atletas que começaram no meu evento e, mais uma vez, mostramos a força do esporte com tanta gente, de todas as idades, vindo aqui olhar essa imagens marcantes”.
A Exposição “20 anos de luta: do vale tudo ao MMA” está sendo realizada no Shopping Rio Sul, em Botafogo (RJ), e vai até o dia 24. Um programa imperdível para todo fã de lutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário