segunda-feira, 28 de julho de 2014

Setor de reabilitação desportiva é implantado em eventos de MMA

Setor de reabilitação desportiva é implantado em eventos de MMA
Escrito por  Andre Borges

A realidade em eventos de MMA não é muito boa quando falamos de REABILITAÇÃO e PREVENÇÃO. A partir disto, o Fisioterapeuta André Borges, atuante no MMA em reabilitação desportiva, teve a iniciativa de criar e implantar um projeto, junto com sua equipe. Se trata de um “SUPORTE EM REABILITAÇÃO DESPORTIVA PARA EVENTOS DE MMA (MIXED MARTIAL ARTS)”;

Todos os atletas do evento terão atendimento fisioterapêutico antes e, principalmente, após suas lutas. Eliminando suas dores e o agravamento de lesões. Também prevenindo o aparecimento de lesões.

Este projeto irá atuar junto com sua equipe um conjunto de técnicas e procedimentos fisioterapêuticos, que atendam todos os atletas do evento de maneira homogênea e eficiente. Proporciona um atendimento imediato, diferenciado e de qualidade.

O intuito do projeto é a preocupação com a integridade física do atleta, diminuindo processos inflamatórios e álgicos, lesões agudas e crônicas, e o agravamento de lesões,  para que na hora da luta o atleta tenha total dedicação.

Eventos como WEB FIGHT COMBAT e COPA CARCELO JJ, já contam com este serviço em seu evento.

Vale ressaltar que este serviço está aberto há qualquer evento. Pois se trata de um serviço essencial e extremamente importante em eventos de MMA.

Este setor contará com todo suporte de material necessário para o atendimento aos atletas, como: Macas para atendimento; Materiais de primeiros socorros; Bolsas/panquecas Térmicas (quente ou frio); Aparelhos de Eletroterapia; Kinesio Taping (bandagens funcionais); entre outros acessórios.

A equipe atuará com técnicas de Alongamentos, Crochetagem, Quiropraxia, Liberações Miofasciais, Mobilizações Articulares, Crioterapia e Eletroterapia, associado ao suporte material já mencionado.

O atendimento ocorrerá em 03 etapas: PRÉ–LUTA, DURANTE – LUTA e PÓS–LUTA.

No PRÉ – LUTA o atendimento será antes da luta, onde todos os atletas que estiverem com qualquer tipo de dor, incomodo ou limitação poderão realizar o atendimento junto com a equipe de Fisioterapeutas.

No DURANTE – LUTA o atendimento será realizado durante a luta, junto ao médico do evento, sendo realizado procedimentos que eliminem ou diminuam o quadro de dor do atleta e o atleta possa voltar ao combate.


No PÓS – LUTA  o atendimento será após a luta, onde na maioria das vezes o atleta poderá apresentar lesões como edemas, entorses, luxações, lacerações, contraturas e distensões musculares. Será realizado um atendimento para diminuição de todo processo álgico e inflamatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário