quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A luta pela regulamentação do MMA no Brasil

A luta pela regulamentação do MMA no Brasil


Por Oriosvaldo Costa
Foto divulgação

Existe uma tentativa de se proibir a transmissão de lutas por tevês abertas e a cabo no Brasil através do projeto de lei (PL) 5534/09, e seu autor teve um encontro com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, para pedir apoio e seu comparecimento na próxima audiência pública, que debaterá o assunto na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

O presidente da OAB informou ao deputado que vai encaminhar o projeto de lei para análise das comissões da entidade. Mas o projeto está longe de virar lei. Para que isso aconteça, a proposta precisará ser aprovada na Câmara, no Senado e, depois, receber sanção (assinatura) da Presidente da República. Mesmo nessa última instância é possível que caia o projeto, caso a Presidente vete o projeto, mesmo com prévia aprovação dos deputados e senadores.
O segmento da mídia simpático ao projeto do deputado reconhece que as chances de o projeto ser aprovado são pequenas. Mas enquanto isso, vão dando pitadas de sensacionalismo em matérias que objetivam, claramente, influenciar a opinião de quem não conhece a fundo a realidade do esporte MMA.

Agora, a Rede Globo é acusada de fazer lobby e de ser aliada de Dana White, cartola do UFC, maior evento da modalidade no mundo, cujos fãs poderiam até ser classificados como histéricos, bem como Galvão Bueno, também classificado como histérico. Agora que transmite o UFC, as organizações Globo fariam parte de um grande negócio em torno do espetáculo.

O autor do projeto reconhece ainda que terá uma dura batalha contra alguns dos maiores defensores do MMA no Brasil, os também políticos senador Magno Malta (PR-ES) e o deputado Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB. Ele ainda afirmou que será difícil a aprovação de sua proposta e da difícil batalha contra os senadores e deputados aliados ao poderoso chefão do UFC, mas disse que mais difícil ainda seria ele ficar sem fazer nada.

Por isso a importância do Projeto de Lei do Deputado Federal Acelino “Popó” Freitas, que propõe a regulamentação do MMA no Brasil. O PL 2051/2011, de autoria de Popó Freitas, está sujeito a apreciação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara e do Senado e apensado ao 6933/2010, do Deputado Walter Feldman (PSDB - SP), que regulamenta o exercício da atividade do profissional em lutas e artes marciais.
FONTE: TATAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário