domingo, 15 de janeiro de 2012

UFC Rio: Aldo se joga na galera, Belfort finaliza e Barboza aplica nocaute antológico


UFC Rio: Aldo se joga na galera, Belfort finaliza e Barboza aplica nocaute antológico

  Alan Oliveira
Foto: UFC
José Aldo defendeu o cinturão dos penas com belo nocaute e se jogou na torcida
José Aldo defendeu o cinturão dos penas com belo nocaute e se jogou na torcida
Quem disse que a segunda edição do UFC no Rio de Janeiro não seria emocionante como a primeira, deve ter se arrependido de tê-lo dito. No evento deste sábado (14), José Aldo Júnior defendeu seu cinturão tirando a invencibilidade de Chad Mendes, com um nocaute faltando 1 segundo para o fim do 1º round. Tão linda quanto a vitória foi ver Aldo se jogando nos braços da torcida, que quase não o deixou voltar para o octógono.

Vitor Belfort voltou a finalizar um oponente, na primeira luta de MMA em sua cidade natal. A vítima foi Anthony Johnson, que não havia batido o peso na sexta anterior ao combate. Edson Barboza Júnior aplicou em Terry Etim um dos maiores nocautes da história do MMA, com lindo chute  rodado. Rousimar Toquinho mostrou porque é especialista em chaves de perna, finalizou Mike Massenzio e comemorou mais uma vitória no Rio. Nota triste foi para a luta de Erick Silva contra Carlo Prater, na qual Erick acabou perdendo por desqualificação.

Motivos não faltam para os antes céticos resignarem-se: o UFC Rio 2 foi, sim, um dos mais emocionantes eventos dos últimos tempos. Pode-se confirmar isso pelo novo show dado pela torcida brasileira, faixa preta em animação.

José Aldo vence por nocaute a um segundo do fim do 1º round, e se joga na galera

Na luta principal do UFC Rio 2, José Aldo Júnior defendeu o cinturão dos penas contra o invicto Chad Mendes. O americano não quis arriscar muito a trocação com o striker Aldo, e aproveitava as chances que tinha para tentar colocar para baixo. Mas o brasileiro mostrou que os treinos de queda com o time da Nova União e com o americano Gray Maynard (presente na HSBC Arena com a camisa do Flamengo) fizeram efeito, e ele evitava as tentativas do desafiante.

Foi então que Aldo provou mais uma vez o quão pode ser imprevisível. Faltando segundos para o fim do 1º round, o campeão escapou do clinche na grade e acertou uma joelhada no queixo do adversário, que caiu quase apagado. Restou a Aldo acertar mais uns socos, e o árbitro Mario Yamasaki interrrompeu a luta faltando um segundo para o fim do round.

Tão bela quanto a vitória, foi a comemoração de Aldo. O campeão saiu do octógono e foi para a galera, literalmente, e foi difícil para os seguranças do UFC tirá-lo de lá. Foi a imagem mais marcante do combate fez de José Aldo um lutador ainda mais popular, mesmo porque a luta foi transmitida ao vivo pela Rede Globo.

Vitor Belfort vence na primeira vez lutando profissionalmente na cidade natal

Ícone da história do MMA, Vitor Belfort luta desde 1996, mas nunca havia lutado na sua cidade natal. O “Fenômeno” queria a vitória em casa contra Anthony Johnson, que não havia batido o peso na pesagem de sexta, pesando 92kg na pesagem extra no dia da luta. Belfort ignorou a diferença de peso e buscou a glória.

Sabendo que enfrentava as famosas mãos rápidas de Belfort, Johnson não quis saber de luta em pé, quedando o brasileiro várias vezes. Numa delas, acertou bom soco voador por dentro da guarda que fechou o olho de Belfort. O americano quedava, amarrava a luta, e o árbitro interrompia o combate. Numa das vezes em que a luta voltou em pé, Vitor acertou Johnson, que se jogou ao chão para se defender. Belfort então desferiu vários socos, pegou as costas, colocou os ganchos, “espalhou o frango” e finalizou com um mata-leão, para delírio da torcida. O striker Belfort não usava o jiu-jitsu da escola Carlson Gracie para finalizar uma luta desde 2001.

Toquinho + ataque na perna = vitória do Brasil

É impressionante a eficiência de Rousimar “Toquinho” Palhares nos ataques de perna. Quando o excelente finalizador da BTT tenta uma chave no joelho, no tornozelo ou no pé, é muito difícil ver o adversário escapar. Pergunte a Mike Massenzio, que tentou ficar na trocação contra Toquinho, mas quando a luta foi para o chão, o brasileiro encaixou uma chave de tornozelo com um minuto de luta, foi comemorar com a galera, e homenageou com uma bandeira o treinador Eraldo Paes, falecido em dezembro.

Golpes ilegais de Erick Silva e erro de Yamasaki causam constrangimento

Erick Silva ia repetindo contra Carlo Prater um nocaute técnico relâmpago, a exemplo do conseguido no primeiro UFC Rio. “Índio” acertou forte joelhada em Prater, e desferiu vários potentes socos com 30 segundos de luta. O problema é que alguns desses socos atingiram a nuca de Carlo Prater, e Mario Yamasaki não interrompeu a luta para advertir Erick. O que veio em seguida foi constrangimento total, com Erick e seu córner comemorando uma vitória que não houve, Joe Rogan dizendo que viu erro na conduta de Yamasaki, e Prater saindo com uma vitória sem sabor.

Edson Barboza aplica nocaute histórico em Terry Etim, com chute rodado

O brasileiro era outra brasileiro que havia atuado na primeira edição do UFC Rio. Na luta contra o inglês Terry Etim, Edson mostrou o muay thai afiado pelo qual é conhecido. O inglês tentava colocar a luta no chão onde foi bem. O panorama se repetiu no segundo e terceiro rounds, com Etim tentando fugir dos chutes na coxa e chutes rodados de Edson. Porém, um desses golpes atingiu Etim. E que golpe! Num dos nocautes mais espetaculares da história do UFC, o brasileiro atingiu Etim com um lindo chute rodado no queixo do inglês, que já caiu apagado, e Edson colocou seu nome no hall de grandes nocautes de todos os tempos.

Preimações (cada lutador levou 65 mil dólares por prêmio):

- Edson Barboza venceu o prêmio de "Nocaute da noite"
- Rousimar Toquinho faturou com "Finalização da Noite"
- Edson Barboza e Terry Etim venceram como "Luta da noite"

UFC 142 (UFC Rio 2)
Sábado, 14 de janeiro de 2012
HSBC Arena, Rio de Janeiro, RJ


Card principal:
José Aldo venceu Chad Mendes por nocaute aos 4:59min do 1º round
Vítor Belfort finalizou Anthony Johnson com um mataleão aos 4:49min do 1º round
Rousimar Toquinho Palhares finalizou Mike Massenzio com uma chave de tornozelo a 1:03min do 1º round
Carlo Prater venceu Erick Silva por desqualificação (golpes na nuca)
Edson Barboza venceu Terry Etim por nocaute técnico aos 2:02min do 3º round

Card preliminar:
Thiago Tavares venceu Sam Stout por decisão unânime
Gabriel “Napão” Gonzaga finalizou Ednaldo “Lula” Oliveira com uma mata-leão aos 3:22min do 1º round
Yuri Alcântara venceu Michihiro Omigawa por decisão unânime
Mike Pyle venceu Ricardo Funch por nocaute técnico a 1:22min do 1º round
Felipe “Sertanejo” Arantes venceu Antonio “Pato” Carvalho por decisão unânime
FONTE: PVT

Nenhum comentário:

Postar um comentário