segunda-feira, 10 de outubro de 2011




Pederneiras comemora vitória inteligente de Aldo: “Florian o fez pensar muito”

  Colin Foster

Foto: Arquivo pessoal
Dedé disse que José Aldo não sobe de categoria por enquanto
Dedé disse que José Aldo não sobe de categoria por enquanto
José Aldo manteve novamente o cinturão dos pesos pena do UFC, mas pela segunda vez seguida a luta teve que ir para a decisão dos árbitros. Diante de Kenny Florian, ele teve que fazer um jogo inteligente e ser agressivo mesmo quando o adversário buscava a luta amarrada. Inteligente, ele convenceu os três árbitros a lhe darem quatro dos cinco rounds.

A atuação madura e a capacidade de fazer a mudança de plano de jogo deixaram seu treinador, André Pederneiras, orgulhoso. Em entrevista exclusiva ao PVT, o líder da Nova União se disse surpreso com Florian, mas disse que essa não foi a luta mais dura da carreira do pupilo.

“Foi a que ele mais teve que pensar antes de se expor. Considero o combate contra o Hominick mais duro, porque em pé ele tem poder de nocaute, coisa que o Florian não tem. O Florian jogou na cadência que esperávamos, com golpes sem muita pressão, e cada round a gente via nitidamente que ele caia de produção. O jogo de quedas dele eu não esperava tanto e isso deu uma travada em nossa estratégia”, analisou.

Confira abaixo o bate-papo na íntegra, no qual Dedé, entre outras coisas, descarta, por ele, uma subida de peso de José Aldo para os leves. “Ainda há muitos desafios até 66kg”.

PVT: Qual sua avaliação geral da luta entre José Aldo e Kenny Florian?

André Pederneiras: O José Aldo estava preparado para nocautear, mas o Florian fez um jogo de só botar pra baixo e isso travou o Aldo. Ele se soltou o suficiente para ganhar a luta, mas poderia ter nocauteado, e até tentou algumas vezes, mas o Florian entrou bem nas pernas e conseguiu derrubar algumas vezes, com o Aldo se levantando em todas. Mas isso deu uma travada na nossa estratégia, porque não esperava que ele fosse botar para baixo hora nenhuma. Preferimos dar uma segurada.

PVT: A experiência do Florian contou para fazer essa luta chegar aos cinco rounds?

André Pederneiras: Se para para pensar, o José Aldo é um garoto de 25 anos, estava fazendo sua segunda luta no Ultimate. O Florian tinha 16 lutas, está acostumado com essa pressão que é diferente de qualquer evento, mesmo do WEC. Tira o cinturão do Aldo, e põe um cara com duas lutas contra um de 16, esse mais experiente tem uma baita vantagem.

PVT: Foi a luta mais complicada para o José Aldo? O Kenny Florian foi o primeiro a fazê-lo pensar mesmo durante a luta.

André Pederneiras: Não considero a mais dura, mas foi a que ele mais teve que pensar antes de se expor, com certeza. Considero o Hominick mais duro, não no quesito de ter mais lá e cá, mas porque o Hominick em pé tem poder de nocaute, coisa que o Florian não tem. Luta dura, hoje em dia, para mim, é quando o cara dá um direto e o outro sente, ou quando fica uma troca intensa de golpes. O Florian não fez isso, mesmo que revidasse. Ele jogou na cadência que esperávamos, com golpes sem muita pressão, e cada round a gente via nitidamente que ele caia de produção.

Você orientou o Aldo a fugir do clinche e isso não aconteceu. Por quê?

Não foi questão de indisciplina, nós conversamos sobre isso depois. Ele disse que toda hora que tentava fazer alguma coisa, o Florian vinha e agarrava. Para não ficar rodando o tempo todo no octógono, prefeiu ficar no clinche e matar o ímpeto de quedas do Florian.

O José Aldo aparentou estar com muito mais resistência nessa luta do que contra o Hominick.

O ritmo da luta contra o Florian foi muito mais lento que contra o Hominick. Dessa vez foi mais fácil administrar o gás e se a luta começasse no sexto round, ele estaria tranquilo. O Aldo vai bem preparado sempre, mas quem tá de fora não entende que ele espancou o Hominick 22 minutos. Você sabe o que é isso? Quero ver não cansar. É muita coisa. Se comparar o número de golpes das duas lutas, vai ver a diferença.

Houve algum problema no UFC 129? Como foi o corte de peso para essa luta?

Não teve problema nenhum no UFC 129, aconteceu o normal. Ele perdeu 10kg em Toronto e nessa ele perdeu 9, mas dois dias antes é a mesma coisa. Na mídia há uma explosão, gente achando absurdo, mas ele já faz isso com a equipe desde sua primeira luta de MMA. É algo normal para quem quer chegar ao alto nível. Só tem que saber fazer e adaptar para cada atleta. Não é uma receita de bolo, tem que mexer. O José Aldo comeu algo que lhe fez mal em Houston e teve diarreia, chegou a ficar mais leve do que queríamos e aí ajustei a dieta para não ficar muito leve na luta.

O José Aldo vai subir de peso para lutar entre os leves?

Na minha cabeça ele continua na mesma categoria, sem problema algum. Ele pode ser convidado a subir, mas não vai abandonar os penas. Tem muito desafio ainda nesse peso, ele chegou agora, foram duas lutas. Também tem bastante gente dos leves que vai descer. Existem muitos desafios antes de pensar em subir de peso.

Acredita, então, que o peso pena vai gerar interesse também do pessoal dos leves?

Essa categoria é empolgante, tem porrada o tempo todo. Tem gente que não vai ter condição de ser campeão até 70kg, gente muito bem preparada, de técnica apurada, que não vai chegar perto disso e que talvez tenham chance se descer.

PVT: Qual foi sua opinião do Kenny Florian depois de fazer parte das duas primeiras lutas dele entre os penas?

Pederneiras: Ele é duro para qualquer categoria, provou isso, não fez feio em nenhuma. Agora ele tem que focar na categoria que quer ficar e me surpreendeu lutando entre os penas. Não esperava que ele fosse jogar tão bem, achei que fosse ter menos gás e não se recuperar tão bem.

PVT: Em que essas duas lutas no UFC auxiliaram no crescimento dele e da Nova União?

Pederneiras: O Júnior cada vez mais se sente em casa no UFC. Mesmo com cinturão, ele chegou como visitante e agora é um cara que já sabe como são as coisas, está mais adaptado às regras. A tendência é só crescer. A cada luta se aprende algo novo que pode servir para o próximo. Normalmente a cada luta que vou pego um detalhe novo para o treino, como de que maneira perder peso, recuperar, treinar... Detalhes fazem diferença. A Nova União soma 417 lutas desde 2006 e depois disso você acaba aprendendo alguma coisa, mesmo que erre bastante também.

A consolidação do Aldo, então, é a consolidação da Nova União?

Pederneiras: A equipe está começando a aparecer mais e muito disso é por conta do José Aldo. Mas se virarem mais os holofotes para dentro da nova União vão ver a quantidade de atletas esperando oportunidades para aparecer lá fora. São excelentes lutadores que podem almejar ser grandes campeões como o Júnior, o Marlon Sandro, e tantos outros. Queremos dar cada vez mais oportunidade aos atletas de lutarem fora do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário